Por dentro da Paróquia

Você sabe o que são atos públicos pela JMJ?

                    São ações sociais e/ou culturais realizadas pelas paróquias para envolver as comunidades nos preparativos da Semana missionária;
                    Também tem o objetivo de partilhar o espírito de missão que a Jornada Mundial traz em , através de ações que possam chamar a atenção da comunidade para os problemas locais como o lixo, as drogas e outros.
                    A paróquia está realizando vários eventos dessa natureza e conta com você para torná-los possíveis e ainda melhores.
                     No mês de Março faremos uma ação pela JMJ na praça do Barroco, no próximo dia 23/03, cerca de 120 dias antes da JMJ das 08 às 12H. Venha e faça-nos uma visita.  
        Junte-se à nós rumo à JMJ Rio 2013!

Grupo Jovem retoma suas atividades na Matriz.


No último dia 05 de Agosto iniciamos as atividades do Grupo Jovem na Igreja Matriz, as atividades do grupo acontecerão todos os Domingos após a Santa Missa. No planejamento do grupo estão incluídas atividades externas como passeios túrísticos, e a gravação de um documentário católico que ainda não foi definido.

Todos os jovens com 15 anos incompletos estão convidados para participar, é só chegar e conferir.
Em breve será criada uma página no facebook. Aguarde...






             

Mês de Julho


No último sábado dia 21 de Julho nossos jovens receberam a unção do crisma ministrada pelo nosso querido arcebispo Dom José Francisco, juntamente com nosso pároco padre Jacintho e nosso diácono Wolfgan numa cerimônia emocionante, cerca de trinta crismados puderam renovar suas promessas batismais e consagrar suas vidas à serviço do Senhor Jesus.
                Para entendermos um pouco mais do sentido dessa celebração e a importância deste sacramento decidimos publicar esse artigo. Se você ainda não recebeu a unção do crisma aproveite para conhecer um pouco mais e corra para, junto com esses jovens,  preparar o caminho do Senhor.

O SACRAMENTO DA CRISMA

1) O que é o Sacramento da Crisma?
Nascidos para a vida da graça pelo Batismo, é pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma.Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça. 

Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça.

2) Matéria e Forma

A matéria do Sacramento da Crisma é o Santo Crisma, o óleo da oliveira (azeite), misturado com um bálsamo perfumado e abençoado solenemente pelo Bispo na Quinta-feira Santa. Essa matéria é usada pelo Bispo na cerimônia da Crisma, junto com a imposição da mão sobre a cabeça, quando o ministro traça o Sinal da Cruz com o Santo Crisma na fronte do crismando, dizendo as palavras da Forma. 
A Forma do Sacramento da Crisma é: Eu te marco com o Sinal da Cruz e te confirmo com o Crisma da Salvação, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 
Após realizar este gesto, o Bispo dá um leve tapa no rosto da pessoa, para significar que ela é soldado de Cristo, tendo o dever de suportar pacientemente, em nome de Jesus, toda sorte de sofrimentos e de injúrias, defender a Fé quando atacada e conhecer a doutrina. 

  
3) Ministro da Crisma
O ministro do Sacramento da Crisma é o Bispo, pois é o pai de todos os fiéis, aquele que lhes confere a maturidade da vida da graça. Em caso de perigo de morte, um simples Padre deve crismar, pois é importante entrarmos no Céu com todas as capacidades de amor a Deus. 
A Crisma não é absolutamente necessária para a salvação (uma pessoa não crismada pode ir para o Céu), mas é muito importante receber a Crisma desde cedo: só com a Crisma teremos no Céu a proximidade de Deus e a intensidade de amor que Ele quer nos dar. Além disso, só com a Crisma teremos todas as forças necessárias para vencer as tentações e caminharmos firmemente no caminho da perfeição. De modo que seria grave negligência dos pais se não preparassem seus filhos para receber este Sacramento da perfeição cristã.

4) Instituição da Crisma

Como sabemos que Jesus Cristo instituiu este Sacramento, se não aparece este fato no Evangelho? 
Sabemos que verdadeiramente Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Crisma porque os Apóstolos administraram este Sacramento, como aparece nos Atos dos Apóstolos (Atos, 8, 14) e porque a Igreja sempre ensinou esta verdade. Vejam o que já ensinava S. Cripriano, Bispo martirizado no ano 258: “Os batizados serão conduzidos aos Bispos, a fim de, por sua oração e imposição das mãos, receberem o Espírito Santo, e pelo selo do Senhor, serem perfeitos.”

5) Quais são as graças que recebemos pelo Sacramento da Crisma?

Aumento da graça santificante. 
Recebemos de modo novo e especial o Divino Espírito Santo, com seus sete dons sagrados. 
Imprime o caráter de Soldados de Cristo. 
A crisma, como o Batismo e a Ordem, imprime caráter, ou seja, marca de modo indelével nossa alma, de modo que nunca mais perdemos a marca de crismados. Por essa razão não podemos receber a Crisma mais de uma vez, como também o Batismo e a Ordem. 
  
6) Quais são os sete dons do Espírito Santo que recebemos de modo especial na Crisma?
São eles: 
1 – Temor de Deus 
2 – Piedade 
3 – Fortaleza 
4 – Conselho 
5 – Ciência 
6 – Inteligência 
7 – Sabedoria 
Mais tarde, no estudo das Virtudes, vamos estudar cada um deles em particular. Por enquanto basta sabermos seus nomes.

7) Por que existem padrinhos para a Crisma?

Porque, como no caso do Batismo, é bom termos pais espirituais que nos apresentem à Igreja nesta ocasião tão importante, nos aconselhem nas lutas da vida, e rezem por nós. Por isso os padrinhos da Crisma devem ser bons católicos, terem sido crismados, tendo já idade suficiente para aconselhar seus afilhados. 
  
Para terminar, devemos considerar que a Crisma é o Sacramento que aumenta o Amor de Deus em nosso corações. Aos sairmos da cerimônia da Crisma, como soldados de Cristo, temos nossos corações dilatados, abertos para muitas novas graças, capazes de amar a Deus com muito mais forças. É a ação do Divino Espírito Santo que realiza isso em nós. 
Devemos estar atentos em deixá-Lo agir em nós, pois Ele vai nos guiar pelos difíceis caminhos da vida, vai nos encher o coração com muitas alegrias espirituais, com o gosto pela oração, com as forças para vencer as tentações. Só assim poderemos estar cada dia mais próximos do Coração de Nosso Senhor, para servi-Lo e amá-Lo para sempre.









Movimento de Jesus Misericordioso
Culto à Divina misericórdia e à Nossa Senhora
Adoração à Deus ou Idolatria?

            No Livro de Deuteronômio 5,6-11  a Lei do Senhor nosso Deus nos ensina “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão. Não farás para ti imagem de escultura representando o que quer que seja do que está em cima no céu, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas para render-lhes culto, porque eu o Senhor teu Deus sou um Deus zeloso. Castigo a iniqüidade dos pais nos  filhos, até a terceira e a quarta geração dos que me odeiam, mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” e ainda “Amarás o senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, e com todas as tuas forças” (Dt. 6, 5).
Por ser um Deus zeloso ele castiga os pais nos filhos, por ser um Deus zeloso pune a iniqüidade daqueles que ama para preservar-lhes do mal. Caríssimos Deus é misericordioso e justo, sua misericórdia se entende de geração em geração conforme nos garante o salmista, usando da sabedoria do próprio Deus, mencionando as escrituras que acabamos de citar, pois bem, quando determina ao povo de Deus esta Lei, o Senhor deixa bem claro ao que se refere e ao que proíbe, não terás outros Deuses diante de ti, somente ao Senhor Deus prestarás culto, portanto podemos considerar que prostar-nos diante da imagem de Jesus ou de Maria, ou qualquer outra imagem sacra seja pecado conta a Lei de Deus?
Poderíamos considerar que sim, se não levássemos em conta as outras orientações do Senhor acerca dos seus mandamentos. É o próprio Deus quem vem em nosso auxílio para nos esclarecer essa questão quando diz: “Temerás o senhor, teu Deus, a ele servirás o teu culto e só jurarás pelo seu nome. Não seguireis outros deuses entre as nações que vos cercam, porque o Senhor, teu Deus, que mora no meio de ti, é um Deus zeloso, sua cólera se inflamaria contra ti e te apagaria de sobre a terra” (Dt. 6, 13).
Como acontecera com o povo que se prostrou diante do bezerro de ouro, “Vendo que Móisés tardava a descer da montanha, o povo agrupou-se em volta de Aarão e disse-lhe: Vamos fazer um deus que marche à nossa frente, porque esse Moisés que nos tirou do Egito, não sabemos o que é feito dele” “Tiraram todos os brincos de ouro que traziam nas orelhas e os trouxeram a Aarão, pôs o ouro em um molde a Aarão, o qual, tomando-os em suas mãos e fez dele um bezerro de metal fundido, Então exclamaram: Eis ó Israel o teu Deus que te tirou do Egito”. Ao voltar ao acampamento Moisés e Josué, ouvindo o clamor do povo se depararam com sua ingratidão e fraqueza, Josué fora pego de surpresa, porém, Moisés  já sabia do que se tratava, pois já havia sido advertido pelo Senhor que ameaçara destruir o povo por tamanha ingratidão, o qual não viu a ira de Deus por intercessão do próprio Moisés.
Quantos de nós já não nos prostramos diante de outros deuses, prestando-lhes culto, como ao deus dinheiro, ao deus egoísmo e ao deus luxúria, e ainda quantos não se prostraram diante de deuses pagãos entre as nações que nos cercam (deuses afro-brasileiros, deuses orientais, etc...) para prestar-lhes culto. É exatamente disso que o Senhor fala e contra isso nos adverte, quantos de nós não prestamos culto ao Sol e a Lua, a Júpter e a Saturno, colocando suas vidas dispostas à eles através do horóscopo diário.
É disso que o Senhor nos fala, e não das imagens que nos remetem a história de sua vida, ou daqueles que o seguiram e doaram suas vidas por amor à Cristo. Também quando ensina: “Guardai-vos pois, de fabricar alguma imagem esculpida representando o que quer que seja, figura de homem e de mulher, representação alguma de animal”, “ No dia em que o Senhor Deus, vos falou do seio do fogo em Horeb, não vistes imagem alguma.” “Os vossos olhos viram o que o Senhor teu Deus fez a Baal-Fegor, como exterminou todos aqueles dentre vos que haviam seguido a Baal-Fegor.”
 Baal convidou o povo de Israel a comer carne oferecida a deuses pagãos, a prostrarem-se diante de seus deuses e a envolverem-se em libertinagens com suas mulheres, conduzindo o povo à pecar contra Deus, transgredindo seus mandamentos. (Nm. 25, 1-13) e (Dt. 4). Prostrar-se diante de imagens e atribuir-lhes poder de cura e milagres como se por elas pudessem advir a graça de Deus pode ser considerado pecado, quando essas imagens representarem coisas que estejam “em cima no céu, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra”.
Quando as imagens referem-se ao plano de salvação de Deus para nós, e a história do povo de Deus, inspirados pelo amor e temor ao Senhor como é o caso das imagens sacras que descrevem passagens bíblicas ou nos remetem a história do povo de Deus que seguiu e serviu a Deus com sua vida, como a de Nsa. Senhora do perpétuo Socorro que recebe o corpo de seu filho Jesus, morto no lenho para nos remir de nossos pecados, e nos remete ao sim de Maria que por amor ao Senhor Deus suportou a dor da perda, para nós tão insuportável, para que se cumprissem os desígnios de Deus em nossas vidas.
Imagens como a de São Sebastião que morreu por negar-se a adorar a outros deuses se não ao Senhor Deus. Sebastião centurião e soldado, foi flechado por ordem do imperador e preso a uma árvore para morrer, porém foi salvo por um caçador e levado para sua casa para cuidar de suas feridas, após recuperar-se, apresentou-se novamente diante do imperador e deu testemunho do poder do Senhor Deus, por isso foi decaptado pelo imperador, pois novamente negou-se a curvar-se diante dele e de outros deuses pagãos por amor e adoração à Deus.
É o próprio Senhor que ordena que imagens artísticas sejam construídas para o louvor e adoração do Senhor Deus e atribuiu-lhes o poder de cura, libertação e proteção conforme o VT: “O Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos. Então o povo veio até Moisés e disse-lhe: Pecamos murmurando contra Deus e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes. Moisés intercedeu pelo povo e o senhor disse: Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo aquele que for mordido olhando para ela será salvo.”Nm, 20,6-9.
O Senhor também ordenou que mãos artísticas (hábeis) construíssem o tabernáculo com “querubins artisticamente bordados” em suas cortinas (Ex. 36) e mandou fazer dois querubins para proteger a tampa da arca.(Ex.37) e com essa mesma arca caminhando a frente de seu povo o Senhor fez cair a cidade de Jericó e as entregou ao povo.
Não por acaso em quase todas essas passagens de condenação às imagens pagãs o Senhor nos fala de sua misericórdia para com o seu povo, pois a sua misericórdia é extensiva para com aqueles que o temem, conforme nos diz o salmista (sl. 117, sl.130, Sl. 114) Daí a justificação de nossa devoção pela misericórdia do Senhor. Jesus é a prova concreta da misericórdia de Deus para com seus filhos, Ele enviou seu filho amado, para carregar sobre seus ombros o peso de nossos pecados. Jesus precisava nascer de uma mulher, uma virgem, e sofrer os horrores da crucificação para que se cumprissem às escrituras: “Por isso o Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamará Deus conosco. Ele será nutrido com manteiga e mel até que saiba rejeitar o mal e escolher o bem.” Is 7, 14 E ainda “Apareceu um grande sinal no céu: Uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de 12 estrelas ( os 12 apóstolos do Senhor Jesus que perfiguram as 12 tribos de Israel), ou seja a Jerusalém celeste que dá à luz a Cristo e esses aos primeiros cristão, possível graças ao sim de Maria, aquela agraciada e reconhecida pelo Anjo do Senhor como a virgem que dará à luz ao Emmanuel (Deus conosco) e como cheia de graça pela dádiva que recebera.
Se pelo sim de Eva nos chegou o pecado, pelo sim de Maria nos veio a salvação, por isso a Igreja a reconhece mãe dos viventes e também por isso Jesus por diversas vezes a chamou de Mulher, para que se cumprissem e reconhecessem as escrituras. Sabemos que somos a descendência de Maria, quer a aceitemos ou não, porque somos adotados filialmente no plano salvífico de Deus, e com isso somos também o povo a quem a serpente quer destruir, contra o qual faz guerra.
É pelo sangue do cordeiro que somos justificados e salvos, podemos apelar para a paciência dos santos durante nossos tormentos, como nos ensina o livro do Apocalipse (Ap. 14, 9-13) e também Ap.6,9-11) pois, por vezes, pode ser essa apelação que nos seja justa no dia de nosso juízo.  Na veneração à divina misericórdia, seja nas nossas orações pessoais, seja no terço da misericórdia, clamamos ao Senhor Jesus, pai da misericórdia, que pela sua paixão e morte dolorosas, por seu sacrifício de amor, mais uma vez tenha misericórdia de nossa miséria e pequenez, e nos recordamos do sacrifício de Cristo que nos trouxe a redenção.
Na imagem sabiamente inspirada por Revelações particulares do próprio Cristo à irmã Faustina, concentra-se todo o memorial da nossa redenção. Nela, Jesus Cristo aparece para nós, revestido da glória da ressurreição, de pé encarando-nos com seus olhos justos e verdadeiros, com suas vestes brancas, como quem fora justificado e alvejado no sangue redentor. De seu peito chagado pela lança saem raios de luz, a Luz de Cristo, Senhor e Salvador do mundo.
Os raios são nas cores azul (que nos lembra a água pela qual somos batizados, curados, libertos e abençoados), e vermelho (que nos remete ao sangue de Cristo, pelo qual fomos justificados e remidos no lenho da cruz, por ocasião de sua paixão e ressurreição). Venerar tal imagem significa relembrar e agradecer a oferta de Jesus pela nossa redenção. Por ela agradecemos a Deus, que enviou seu filho amado para nossa salvação, à Jesus, Filho unigênito e salvador, e ao Espírito Santo, aquele que cura, perdoa e inflama os corações dos filhos amados de Deus, é acima de tudo render louvores e graças àquele que foi, é e será, caminho, verdade e vida para seu povo, que somos todos nós, Igreja.
Por isso quando receber a capela em seu lar lembre-se de prostrar-se em oração diante de Deus, ao menos por alguns minutos, orando e agradecendo, por que fostes salvos tu e tua família, por um Deus que só ensinou e irradiou amor por onde passou. Tenha com essa devoção o mesmo compromisso que Jesus teve, e tem com você, e não se esqueça da família que somos cada um de nós, geração eleita, filhos amados e regenerados por esse amor libertador. Ore, ore sempre. Agradeça a cada dia mais, e peça para que nossa família de irmãos possa receber a graça por essa adorável devoção à aquele que nos deu a vida, e entregou a sua vida, para que a nossa fosse livre, enviando seu Espírito Santo para que fossemos abençoados.






Nenhum comentário: